Temos um conceito de prestações de serviços que vai muito além das funções tradicionais do despachante, mais do que superar entraves burocráticos desejamos colocar à disposição das empresas de que somos parceiros todo o nosso saber e experiência no domínio das trocas internacionais, procurando apoiá-las na adoção das melhores fórmulas de negócio, nas soluções de transportes mais rápidas e eficientes e na maximização da sua competitividade interna e externa.

Despacho aduaneiro

Asseguramos um despacho célere das mercadorias, conduzido com competência e honestidade, assegurando elevados níveis de certeza e de tranquilidade às operações de comércio internacional. Estamos presentes ou representados através de uma rede de parcerias em todos os portos, aeroportos, terminais de transportes e alfândegas do país.

Seja uma exportação ou importação isolada, em que o processo declarativo se esgota na exportação ou importação, seja uma declaração no quadro de um regime económico aduaneiro, a elaboração da declaração aduaneira exige um elevado nível de especialização técnica.

Asseguramos todos os tipos de declarações aduaneiras, sejam as relativas a exportações ou importações definitivas, sejam as declarações:

  • relativas às importações ou exportações realizadas ao abrigo do regime de aperfeiçoamento ativo;
  • de importação temporária;
  • de colocação ao abrigo do regime dos entrepostos aduaneiros, bem como as declarações de transferências de entrepostos;
  • de exportação e de importação ao abrigo do regime de aperfeiçoamento ativo;
  • de mercadorias destinadas a terem determinados destinos especiais;
  • realizadas ao abrigo do regime de retorno;
  • de importação de mercadorias que beneficiem de uma franquia de direitos aduaneiros;
  • de importação para transformação sob controlo aduaneiros.

Logística e transportes

Estamos presentes ou contamos com parcerias em todos os terminais de mercadorias e alfândegas do país, o que nos permite apoiar os nossos clientes em todas as suas operações de logística, aspecto particularmente importante para as PME. Complementamos o nosso serviço de despachos aduaneiros com apoio nos domínios do transporte e  armazenagem de mercadorias.

Qualquer exportação ou importação implica, para além de um contrato de transporte entre Portugal e o país de importação ou exportação, uma operação de transporte entre as instalações do exportador ou importador e o terminal de carga e a armazenagem neste. São duas operações conexas e, no caso da armazenagem, pode depender da qualidade do serviço de desembaraço aduaneiro.

Colocamos ao serviço dos nossos clientes o nosso saber e experiência, bem como as nossas parcerias para tornar as importações e exportações mais competitivas, através da redução dos custos associados a estas operações.

Minimizar os custos de armazenagem em terminais de transporte através da celeridade no processo de desembaraço aduaneiro implica uma escolha criteriosa dos operadores de transportes e da competência com que se processo o processo de desembaraço aduaneiro é o objectivo do despachante oficial e de todos os prestadores de serviços que operam neste sector.

Consulte-nos sobre as melhores soluções e sobre as propostas que temos a fazer para tornar as suas operações mais competitivas.

Informação

Mantemos os nossos clientes informados sobre as alterações regulamentares ou pautais com impacto nos seus negócios. O acompanhamento da regulamentação e dos debates comunitários no domínio da União Aduaneira e das negociações internacionais é indispensável a empresas europeias que participam no mercado mundial.

Depois de décadas de associação dos procedimentos aduaneiros ao protecionismo e à arrecadação das receitas fiscais ainda são muitas as empresas que não tiram proveito da dinâmica comunitária de gestão do sistema aduaneiro tendo em consideração a necessidade de assegurar as melhores condições para as empresas.

Neste contexto o acesso à informação e ao apoio técnico no domínio aduaneiro, seja no âmbito das questões pautais ou dos regimes aduaneiros é da maior importância para as empresas portuguesas que operam no mercado mundial. Por isso procuramos proporcionar o acesso à informação e aos mecanismos comunitários de apoio à atividade das empresas no mercado mundial.

Gestão dos regimes aduaneiros

O acesso ao mercado internacional nas melhores condições pode implicar o acesso a regimes aduaneiros em cujo pedido de autorização e gestão colaboramos com os nossos clientes. A concessão dos regimes exige uma boa reformulação do pedido e a sua gestão é necessária à boa imagem das empresas junto da administração aduaneira, evitando incidentes e erros administrativos.

A utilização das facilidades e reduções de custos oferecidas pelos diversos regimes aduaneiros é fundamental para optimizar a competitividade dos que importam ou exportam. Uma boa utilização dos regimes aduaneiros, designadamente dos regimes económicos aduaneiros, implica uma boa adequação das suas modalidades às necessidades das empresas e o conhecimento das suas regras.

Cabe-nos aconselhar os nossos parceiros sobre as melhores soluções oferecidas pro estes regimes e apoiá-los na sua gestão, afim de optimizar os benefícios e afastar a possibilidade de ocorrência de irregularidades.

INTRASTAT

Asseguramos a transmissão de toda a informação estatística exigida no âmbito do INTRASTAT, um sistema estatístico que recolhe a informação relativa às trocas de bens no comércio intracomunitário.

A necessidade de recolha desta informação resulta da sua importância para o apuramento das Contas Nacionais e da Balança de Pagamentos, já que com a eliminação das fronteiras deixou de existir o documento que servia para esta recolha e que resultava do Documento Único Administrativo usado nas declarações aduaneiras.

Esta informação tem grande importância não só para que os governos decidam as suas políticas económicas como para todos os que se dediquem ou precisem de informação estatística dobre os mercados, designadamente, sobre as trocas comerciais intracomunitárias.

serve-01
Serve-02
Serve-03
Serve-04
Serve-05
Serve-06
Sede
EMS
Aeroporto de Lisboa
Rua Sarmento de Beires, n.º 15-A
1900-410 Lisboa
Telefone : +351 21 881 16 00
Telefax   :  +351 21 887 53 29
 E-mail : japato@ruipato.com
Av. Marechal Gomes da Costa.º 13
1849-001 Lisboa
Telefone : +350 21 881 16 44/5
Telefax   : +351 21 859 83 59
 
Terminal de Carga, Edifício 134,
Piso 1, Gabinete 1241
1750-364 Lisboa
Telefone : +350 21 881 16 41/2/3
Telefax   :  +351 21 847 25 84
E-mail: aeroporto@ruipato.com
Certificações
desde
since
ic-Blogger
IconTT
IconLK
IconG+2
IconFB
IconeM
Lema
Logo-180
Logo-cert
Logo-tx